Estação da Luz
Olá, moços e moças!
Já estão pegando o ritmo dos estudos novamente?
Precisamos sempre nos esforçar, é claro. Mas também há momentos em que podemos (e devemos) adquirir conhecimento de uma forma mais descontraída. Como, por exemplo, visitar um patrimônio histórico com os amigos.
Dessa vez, falaremos sobre a Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias da nossa cidade. Vamos conhecer a sua história:
"Edificada entre os anos de 1895 e 1901, a Estação da Luz é integrada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo.
Seu propósito era abrigar a nova Companhia São Paulo Railway, empresa natural da Bretanha. Na época ela também foi utilizada para o transporte do café. Através dela, São Paulo recebia todos os produtos importados de que necessitava.
A estação sofreu um incêndio em 1946, mas foi reedificada.
A importância arquitetônica desta edificação levou o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), a tombá-lo, em 1982. Nos anos 90 e 2000 a Estação foi submetida a várias restaurações. Um dos objetivos desta reforma foi tornar possível a anexação do Museu da Língua Portuguesa, órgão cultural vinculado à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, fundado em 2006."
Preservação ambiental
Sobre a sua preservação, ao visitarmos o patrimônio, pudemos observar que o ambiente é limpo, sem pichações nas paredes e sem lixo no chão (há cestos de lixo nas plataformas do metrô). Por outro lado, há no entorno um fedor forte e riscos de assalto.
Horário de Funcionamento
Todos os dias, das 4h às 00h.
Endereço: Praça da Luz, 1 - Luz - São Paulo (Metrô Luz)
Visita grátis (exceto se for utilizar o metrô)
Tel.: 0800-55-0121
Arquitetura
A arquitetura é inspirada na Estação australiana Flinders Street Station, localizada em Melbourne, na Inglaterra, apresentando um estilo da segunda metade do século XIX.
Passeio turístico
Aos sábados e domingos uma locomotiva histórica do século passado realiza viagens para três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A viagem é feita em locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas. O valor de R$ 48 (ida e volta) e crianças até 6 anos não pagam.
Nossa opinião
A Estação da Luz é extremamente linda e bem cuidada. Contudo, um ponto negativo é a localização que apresenta falta de segurança para os cidadãos.
Por fim, concluímos que a Estação da Luz, assim como todos os patrimônios já vistos, é mais um local agradável para passear e conhecer um pouquinho sobre São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário