segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Estação da Luz


Olá, moços e moças!

Já estão pegando o ritmo dos estudos novamente?

Precisamos sempre nos esforçar, é claro. Mas também há momentos em que podemos (e devemos) adquirir conhecimento de uma forma mais descontraída. Como, por exemplo, visitar um patrimônio histórico com os amigos.


Dessa vez, falaremos sobre a Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias da nossa cidade. Vamos conhecer a sua história:

"Edificada entre os anos de 1895 e 1901, a Estação da Luz é integrada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo.

Seu propósito era abrigar a nova Companhia São Paulo Railway, empresa natural da Bretanha. Na época ela também foi utilizada para o transporte do café. Através dela, São Paulo recebia todos os produtos importados de que necessitava.


A estação sofreu um incêndio em 1946, mas foi reedificada.

A importância arquitetônica desta edificação levou o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), a tombá-lo, em 1982. Nos anos 90 e 2000 a Estação foi submetida a várias restaurações. Um dos objetivos desta reforma foi tornar possível a anexação do Museu da Língua Portuguesa, órgão cultural vinculado à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, fundado em 2006."

Preservação ambiental

Sobre a sua preservação, ao visitarmos o patrimônio, pudemos observar que o ambiente é limpo, sem pichações nas paredes e sem lixo no chão (há cestos de lixo nas plataformas do metrô). Por outro lado, há no entorno um fedor forte e riscos de assalto.


Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 4h às 00h. 
Endereço: Praça da Luz, 1 - Luz - São Paulo (Metrô Luz) 
Visita grátis (exceto se for utilizar o metrô) Tel.: 0800-55-0121

Arquitetura


A arquitetura é inspirada na Estação australiana Flinders Street Station, localizada em Melbourne, na Inglaterra, apresentando um estilo da segunda metade do século XIX.
Passeio turístico

Aos sábados e domingos uma locomotiva histórica do século passado realiza viagens para três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A viagem é feita em locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas. O valor de R$ 48 (ida e volta) e crianças até 6 anos não pagam.

Nossa opinião

A Estação da Luz é extremamente linda e bem cuidada. Contudo, um ponto negativo é a localização que apresenta falta de segurança para os cidadãos.

Por fim, concluímos que a Estação da Luz, assim como todos os patrimônios já vistos, é mais um local agradável para passear e conhecer um pouquinho sobre São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

authorOlá, nós somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Externato Horto Florestal. Estamos aqui para, conduzidos pela professora Anna Cláudia, divulgar nossas saídas pedagógicas (vulgo rolês) aos patrimônios históricos do município de São Paulo.