Museu Catavento
Olá! O terceiro patrimônio histórico que visitamos foi o Museu Catavento. Vamos conferir o que descobrimos?
Ele foi construído em 1911 para ser um palácio, isso quando São Paulo tinha uma população de 100 mil habitantes. Porém, conforme o passar do tempo ele virou Corpo de Bombeiros, uma delegacia e até mesmo Prefeitura de São Paulo. Por toda a sua história e por causa da sua arquitetura, ele é considerado um patrimônio histórico.
Aliás, o Museu Catavento possui uma arquitetura eclética, ou seja, sua arquitetura é uma mistura de vários estilos de arquitetura.
Localização: O museu se encontra no Parque Dom Pedro II – Avenida Mercúrio, em São Paulo.
Funcionamento: Funciona de terça a domingo das 09:00 às 17:00
Ingressos:
O valor do ingresso inteiro é R$6,00, porém idosos e menores de 13 anos pagam meio ingresso.
Aos sábados a entrada é gratuita.
Sobre a preservação, a área externa do museu está malcuidada, como é possível ver na primeira foto logo a baixo. A fonte do museu está desativada, com entulho e água parada. Também é possível ver que a janela do prédio está muito malcuidada e tem cupins.
Já a área interna do museu é muito bem preservada, eventualmente com uma ou outra atração fechada para manutenção ou reforma, mas isso é parte da rotina e não constitui um grande problema.
Melhores atrações
Por ser um museu relativamente grande, possui muitas atrações em diversas áreas do conhecimento, principalmente Biologia, Química e Física.
Nós destacamos a parte de Biologia, onde vimos sobre doenças e conhecemos a réplica de um intestino.
Também gostamos da parte sobre astronomia por ter um meteorito que pode ser tocado.
Em geral, por ter atrações muito variadas, somente a pessoa visitando para saber qual a melhor. É uma questão de gosto pessoal.
Concluindo, ir ao Museu Catavento é um passeio interessante, que pode facilmente ocupar uma boa parte do seu dia. É um ótimo lugar para um passeio em família, pois além de ser muito divertido, é igualmente educativo.
A ida de carro pode ser uma questão complicada, principalmente em finais de semana, mas numa cidade como São paulo, o trânsito está em qualquer lugar. Então, não deixe esse problema impedir que você faça essa visita, afinal, vale muito a pena.
Até mais!
esse museu é mto chave
ResponderExcluir