segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Biblioteca Mário de Andrade


As bibliotecas também são lugares para jovens, e estamos aqui para provar isso a vocês.

Inaugurada em 1926, na Rua 7 de abril, a  Biblioteca Mario de Andrade teve sua coleção inicial formada por obras em poder da Câmara Municipal de São Paulo. Importantes aquisições de livros enriqueceram o acervo a partir de 1937, quando ela incorporou a Biblioteca Pública do Estado. O seu grande crescimento causou a mudança para o atual edifício na Rua da Consolação.

A localização, portanto, torna a Biblioteca um lugar de fácil acesso. Claro que, em dias de trânsito, a chegada pode demorar um pouco mais.


Internamente, o patrimônio é um lugar muito bem cuidado. A parte externa não contém muito lixo, mas ainda não é perfeita, já que localiza-se no meio de uma rua movimentada. Inclusive, há dois estacionamentos por perto.

A Biblioteca Mário de Andrade foi a primeira e é a principal biblioteca pública de São Paulo, consolidando-se como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, além de o edifício ser um marco arquitetônico. E é por essas razões que tornou-se um patrimônio.

Aliás, por que a Biblioteca Mário de Andrade é um marco arquitetônico?


 

A arquitetura é em estilo art déco, muito popular durante o século XX. O edifício foi projetado por um arquiteto francês, contando com materiais inovadores e geometria de formas aerodinâmicas, retilíneas, simétricas e ziguezagueantes. 

Recentemente, a estrutura recebeu novas redes de infraestrutura para funcionamento, segurança, conservação e conforto, adequadas as necessidades do público do século XXI.

Vamos, agora, falar da parte mais interessante, as melhores atrações. Sem surpresa nenhuma, são os livros! O acervo também é formado por periódicos, mapas e multimeios, mas admito que nos entretemos mais com alguns dos milhares de livros que chamaram a nossa atenção.




Há livros de vários gêneros, porém a maioria é composta por clássicos. É impossível sair da Biblioteca sem ter vontade de ler ao menos uns dez livros sobre temas que mais te chamem atenção... E com certeza te chamarão atenção! 

O local é silencioso e tem uma sala incrível, muito convidativa para um dia tranquilo de estudos e interessante para amantes de leitura. 


A Biblioteca Mário de Andrade é, portanto, um local didático com riqueza de informações, um ambiente favorável à leitura, boa segurança, administração e manutenção. A disponibilidade de tomadas, internet e até mesmo computadores locais trás um ar moderno a um lugar erroneamente associado à chatice. Mesmo quem não gosta muito de leitura pode se surpreender ao colocar os pés dentro desse patrimônio. 

Não fique de bobeira, hein? Aproveite as férias que estão vindo para conhecer mais um lugar (ou vários) super importante para a nossa cultura... Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

authorOlá, nós somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Externato Horto Florestal. Estamos aqui para, conduzidos pela professora Anna Cláudia, divulgar nossas saídas pedagógicas (vulgo rolês) aos patrimônios históricos do município de São Paulo.